6 Maneiras de Potencializar o Marketing de Produtos Industriais

Em um cenário onde empresas fornecem tecnologia para outras empresas aprimorarem seus produtos, melhorar processos e ganhar eficiência, é razoável esperar que os fornecedores de tecnologia também utilizem o que há de mais novo para melhorar nossos processos internos, ou seja, “Em casa de ferreiro, o espeto não pode ser de pau”.

Neste sentido apresentamos aqui 6 maneiras que poderão potencializar o marketing dos produtos ou serviços industriais que sua empresa comercializa.

1. Automação de Marketing

A automação de marketing permite identificar com mais facilidade o perfil dos seus Leads e Clientes. Também é possível saber em qual etapa do processo de compra o cliente se encontra. Com essas informações é possível direcioná-los para receber as informações mais adequadas para o seu contexto, garantindo assim maiores taxas de conversão, tudo isso de forma automatizada e escalável.

Um exemplo de ferramenta dinâmica e flexível para automação de marketing é o RD Station.

2. Artigos Técnicos

Antes mesmo de solicitar uma visita técnica ou solicitar um orçamento, seu público alvo precisa saber mais sobre a tecnologia por trás dos produtos que você oferece. Transforme uma potencial dificuldade, a complexidade do seu produto, em um benefício, criando uma grande variedade de informação de qualidade e gratuita para seus clientes e potenciais clientes através de artigos técnicos sobre sua tecnologia, aplicações e casos de sucesso.

Na plataforma WordPress você pode criar um blog para sua empresa e compartilhar artigos técnicos divididos em categorias e identificados com palavras-chaves (tags) para facilitar a busca.

3. Grave Webinars

Os webinar, ou seminários web, são apresentações técnicas que mostram os produtos e serviços da empresa. Podem ser apresentados ao vivo ou gravados e podem ficar disponíveis para serem assistidos a qualquer momento (on demand). É como se um representante da sua empresa estivesse à disposição dos seus clientes e potenciais clientes sempre que eles quiserem saber mais sobre os produtos e serviços da sua empresa.

O Hangout do Google é ótima opção para apresentar o seu webinar ao vivo e o YouTube é a principal plataforma para armazenamento e compartilhamento de vídeos.

4. Publicação de vídeos curtos

A cada minuto são carregados mais de 50 horas de vídeos só no YouTube. Essa realidade impacta também o mundo corporativo já que os vídeos são uma tendência atual de comunicação entre as pessoas. Se uma imagem vale mais do que mil palavras, um vídeo, que transmite uma mensagem audiovisual, amplia ainda mais a capacidade de transferir e absorver informações.

Diferente dos webinars, esses vídeos curtos têm o objetivo despertar o interesse dos potenciais clientes através da simplicidade e não se aprofundam muito em detalhes técnicos. Esses vídeos devem ser compatíveis com dispositivos móveis.

5. Redes Sociais

Existem dois principais motivos para sua empresa iniciar ou ampliar sua presença nas redes sociais. O primeiro é a enorme penetração das redes sociais entre os brasileiros, o que faz você ter a certeza de que seu cliente está nas redes sociais, independentemente dos seus produtos ou mercados.

Deep Web

O segundo motivo é que 96% das informações da internet encontram-se na chamada deep web, em redes protegidas por senha ou mesmo em grupos fechados que compartilham informações somente entre seus participantes.

É fundamental entender o seu público e identificar quais grupos ou redes sociais sua empresa não pode ficar de fora. Compartilhe Artigos, Webinar e Vídeos nesses grupos e redes sociais.

6. Workshops Gratuitos

Mesmo com todas as ferramentas tecnológicas disponíveis atualmente, nada supera o relacionamento interpessoal, neste sentido, organizar eventos presenciais e gratuitos são uma ótima maneira de manter contato com seu público alvo e prospectar novos negócios. E para dar um toque de modernidade, também é possível transmitir esse workshop ao vivo para aqueles que não puderem participar presencialmente.

A plataforma Meetup oferece um portal para criação de grupo temático, organização de eventos, envio dos convites e também gerencia os convidados.

Se você conhece outras maneiras de potencializar o marketing industrial compartilhe conosco nos comentários.

A Guiden é uma consultoria de Marketing e Vendas com foco no mercado industrial. Podemos entender seu produto, o seu mercado e apresentar soluções para aumentar a geração e conversão de leads.

Entre em contato para saber com podemos ajudá-lo. 


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