Diferenças entre Marketing Industrial e Marketing de Bens de Consumo

Quanto ao uso, os produtos podem ser classificados como bens de consumo ou bens industriais e cada tipo de produto possui uma estratégia de marketing apropriada, principalmente quando se tratam de produtos tão distintos.

Abaixo, os principais pontos em que o Marketing industrial difere do Marketing para bens de consumo:

  • A adoção de um produto industrial tem como objetivo o aumento de lucro;
  • O produto deve estar alinhado com as necessidades do cliente: operações, estrutura, competitividade;
  • Alto grau de interdependência entre vendedor e comprador;
  • Os serviços associados ao produto, são muitas vezes, mais importantes que o produto em questão;
  • Complexidade do produto e da sua tecnologia;
  • A adoção de um novo produto pode afetar toda a estrutura da empresa.

Um grande desafio do Marketing Industrial é que a sua demanda não é elástica, o que significa que o resultado de uma campanha promocional ou redução de preço pode não resultar em aumento proporcional das vendas. Isso ocorre porque os consumidores de produtos industriais consideram outros fatores, que não somente o preço, no processo de decisão de compra, o principal deles é a aderência de um determinado produto industrial a aplicação que ele se destina.

Os bens industriais são destinados principalmente à produção de outros bens ou na prestação de serviços, em contraste com os bens destinados ao consumidor final. Alguns exemplos de bens industriais incluem equipamentos, acessórios, instalações, peças, componentes, manutenção, reparação, soluções de hardware e/ou software, entre outros.

A característica que distingue os bens industriais é sua finalidade, ou seja, são utilizados em atividades comerciais ou industriais, enquanto os bens de consumo são utilizados pelo chamado “consumidor final”.

O mesmo artigo pode, em diferentes circunstâncias, ser um bem industrial ou de consumo. Esta definição pode nos levar a pensar na venda de bens industriais como uma negociação B2B (Business-to-Business), onde uma empresa comercializa seus produtos em grandes quantidades para outras empresas. No entanto, não é bem deste marketing que estamos falando.

O marketing industrial trata das ações e estratégias exercidas antes, durante e após a venda de produtos tecnológicos que são aplicados estrategicamente em uma empresa ou indústria para obter diferencias competitivos.

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