É hora de planejar!

Estamos chegando ao final de mais um ano, momento para avaliarmos o planejamento de marketing realizado no ano anterior e comparar com os resultados obtidos. Com isso em mãos é o momento para planejar a estratégia de marketing do próximo ano, considerando os erros e acertos desse exercício e avaliando cenários futuros.

Planejar

Pode parecer óbvio, mas os resultados obtidos pela sua empresa hoje, são reflexos do planejamento e escolhas realizadas no ciclo de planejamento passado.

Para ter sucesso em períodos de turbulência e também para construir vantagens competitivas é importante desenvolver, implantar e medir os resultados de um Plano de Marketing bem elaborado.

Mesmo que sua empresa tenha apresentado um bom desempenho enquanto o mercado passa por dificuldades, rever o planejamento é fundamental para evitar surpresas desagradáveis e repentinas.


Ninguém está livre de, antes de alcançar o sucesso, sofrer derrotas temporárias e, talvez, até fracassos. 


 Napoleon Hill – A Lei do Triunfo

A competição no mundo dos negócios tem se tornado cada vez mais acirrada e pensar de maneira estratégica tem se tornado um fator essencial para o sucesso das organizações.

A pressão exigida pela redução de custos, maior produtividade de todos os processos e maior assertividade das ações de marketing aumentam a importância do planejamento estratégico, não só do marketing, mas de toda empresa.

Sem dúvida sua empresa conhece e utiliza o planejamento estratégico de marketing, mas uma visão externa, tão modernas e inovadoras quanto a tecnologias do seus produtos e serviços pode trazer grandes diferenciais para o seu planejamento.

Para assegurar o sucesso do planejamento de marketing da sua empresa é importante conhecer bem o seu mercado de atuação. As decisões tomadas no plano de ação influenciarão o planejamento e a execução das atividades. As táticas e iniciativas devem estar alinhadas com o cenário atual do mercado, considerando também tendências futuras e o posicionamento da sua empresa.

Como tomar melhores decisões?

O conhecimento que sua empresa precisa ter para tomar melhores decisões, e portanto, melhorar substancialmente os resultados é conhecer o comportamento dos seus clientes e potenciais clientes.

Direções

  • Você precisa do conhecimento correto;
  • Com o conhecimento correto, você toma melhores decisões;
  • Tomando melhores decisões, você construirá um plano organizado;
  • De posse desse plano, você atingirá melhores resultados.

Obviamente você conhece seus clientes, mas você conhece o seu comportamento?

Os estereótipos, perfis, ou personas, são generalizações do público-alvo e permitem que você foque a sua comunicação para grupos de pessoas entendendo suas necessidades e seus comportamentos.

Por exemplo, sabemos como se comporta o comprador de um relógio de luxo, ou o consumidor de comida congelada. Mas como se comporta os consumidores de tecnologias?

Se o consumidor da sua tecnologia é um profissional dentro de uma empresa, o desafio é ainda maior, devido a elevada complexidade dos produtos e serviços tecnológicos, a adoção de uma nova tecnologia pode impactar toda a estrutura de uma empresa e também devido a interdependência entre vendedor e comprador.

Solicite a visita de um de nossos consultores para saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa no planejamento de marketing de produtos e serviços baseados em tecnologia. email

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