Geração de Conteúdo Técnico

Falamos no post anterior sobre o conceito de geração de conteúdo e se esta estratégia pode ser adotada para empresas que vendem tecnologia.

Sem dúvida essa é uma estratégia que pode beneficiar bastante empresas que fornecem tecnologia, pois é uma maneira de disseminar conhecimento, engajar seu público alvo, explorar as inovações, benefícios e diferencias da tecnologia oferecida.

Por outro lado, entendemos que existem diversos desafios no uso de marketing de conteúdo por empresas que vendem tecnologia ou fornecem soluções inovadoras. Neste post iremos explorar cada um destes desafios.

Falta de conhecimento técnico do produto

Conteúdo Técnico

Existem profissionais especializados em marketing de conteúdo que empresas geralmente podem contratar. Porém para empresas de tecnologia com produtos bastante específicos, muitas vezes é necessário um background técnico para compreender os benefícios dos produtos. Isso traz um desafio adicional na geração de conteúdo, pois o escritor precisa ter conhecimento técnico, muitas vezes avançado.

A pessoa que tem o conhecimento técnico pode não ter experiência com geração de conteúdo

Marketing de Tecnologia

Empresas que fornecem tecnologia ou produtos inovadores geralmente possuem uma equipe técnica, pois a atividade de venda e suporte requer especialistas no time. Oposto ao desafio anterior, o desafio é que o especialista técnico pode não saber como desenvolver textos específicos para marketing de conteúdo. As vezes por não ter familiaridade com escrita de textos informativos, ou também por estar mais acostumado a ter conversas com outros especialistas em um nível técnico muito mais avançado.

O profissional técnico é mais importante atendendo clientes ou fazendo vendas do que gerando conteúdos

Vendas de Tecnologia

Como descrito acima, empresas de tecnologia possuem uma ou mais equipes técnicas para atividades de venda e suporte. Como estas atividades necessariamente precisam ser executadas pelos profissionais técnicos, é muito comum que elas sejam priorizadas em relação as atividades de marketing. Isso pode fazer com que os prazos das atividades de marketing sejam perdidos e/ou as atividades não tenham a qualidade esperada.

A necessidade de conhecimentos técnicos para complementar a equipe de marketing de comunicação

Habilidades complementares

Similar ao primeiro desafio citado, é necessário o conhecimento técnico para complementar as atividades de marketing não só para conteúdo, mas também para outras como seminários, feiras, etc. Ao oferecer um seminário gratuito para os clientes, é preciso alguém da equipe técnica para apresentar o conteúdo e tirar eventuais dúvidas durante o próprio evento. Um ponto interessante é que faltam profissionais deste perfil no mercado.

Abismo entre a equipe de marketing de comunicação e a equipe de vendas para gerar conteúdo de relevância

Abismo Vendas Marketing

É responsabilidade do marketing gerar conteúdo de relevância não só para os clientes, mas também para a própria equipe comercial de maneira que esta tenha claro os pontos fortes de seus produtos. É muito comum existir um abismo entre estas duas equipes, onde vendas tem contato direto com o cliente enquanto a equipe de marketing faz suas atividades tomando como base apenas informações genéricas do mercado.

Alternativas para estes desafios

Alternativas

  • Contratar engenheiros/técnicos para o time de marketing
  • Alocar uma quantidade de horas da equipe técnica para o marketing
  • Contratar escritores/revisores para trabalhar nos conteúdos gerados por engenheiros
  • Promover a constante comunicação entre marketing e vendas
  • Ter indicadores que mostrem a saúde da integração entre marketing e vendas
  • Contratar uma agência de geração de conteúdo especializada em tecnologia
  • Terceirizar atividades de marketing para uma empresa especializada em tecnologia

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Oportunidades e Benefícios da Geração de Conteúdo Técnico