Marketing de Conteúdo

Empresas que comercializam tecnologia têm encontrado um desafio à sua frente. Participação em feiras e congressos sempre foi parte central da estratégia de marketing captar leads. Enquanto esta estratégia ainda é muito relevante, sempre existe a pressão por reduzir custo por lead, gerar demanda mais qualificada e aumentar a taxa de conversão.

Uma alternativa que tem se mostrado relevante é o marketing de conteúdo, mas será que pode ser usado para produtos de tecnologia?

O que é marketing de conteúdo?

É a maneira de engajar e instruir seus clientes, aumentar o reconhecimento da sua marca e aumentar sua base de dados através da criação e publicação de conteúdo útil e relevante para seu público alvo. Quanto maior a qualidade e a relevância do conteúdo criado, melhor será o reconhecimento de sua marca e maior o engajamento dos clientes.

Geração de Conteúdo

Geração de conteúdo dá resultado?

De acordo com a revista Exame, 57% das empresas pretendem aumentar investimentos em marketing de conteúdo e 49% das empresas consideram suas estratégias eficazes. Alguns dados mostram que a taxa de conversão fica em torno de 40% quando a estratégia de geração de conteúdo é aplicada.

Resultados

Quais são os desafios para empresas que vendem tecnologia?

A criação de conteúdo não é algo extremamente simples. Como citei anteriormente, quanto mais relevante seu conteúdo, maior será o engajamento do seu público alvo. É possível terceirizar a geração de conteúdo com agências especializadas, porém quando o produto é de alta tecnologia este processo pode ser mais desafiador, pois é necessário destacar a importância de características técnicas e o impacto que elas têm nos negócios da empresa que adquire a tecnologia. Dentre os principais desafios, alguns são:

  • Falta de conhecimento técnico do produto;
  • A pessoa que tem o conhecimento técnico pode não ter experiência com geração de conteúdo;
  • O profissional técnico é mais importante atendendo clientes ou fazendo vendas do que gerando conteúdos;
  • A necessidade de conhecimentos técnicos para complementar as habilidades da equipe de marketing de comunicação;
  • Abismo entre a equipe de marketing de comunicação e a equipe de vendas para gerar conteúdo de relevância.

Falaremos mais sobre opções e alternativas para estes desafios no próximo post “Geração de Conteúdo Técnico”.

A Guiden é uma consultoria de marketing e vendas para produtos de tecnologia. Dentre nosso portfólio de serviços está a criação de conteúdos técnicos para empresas de tecnologia.

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